Movimento de convergência - ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto.
Movimento de afastamento - consiste no distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que é preenchida com fragmentos de rochas oriundas do manto em estado líquido.
Movimento de colisão e soerguimento - corresponde ao choque entre duas placas litosféricas, as camadas de rochas elásticas dão origem às cadeias de montanhas, em diversas vezes vulcânicas, com essa característica de formação temos as cordilheiras dos Andes e o Himalaia.
Movimento de deslizamento - é responsável, em certos casos, pelos abalos sísmicos, ocorre pelo fato de uma placa se locomover sobre a outra.
Quando uma placa se move em direção à outra, pode ser forçada a mergulhar sob essa outra, um fenômeno conhecido como subducção. Esse processo pode dar origem às fossas, ilhas vulcânicas e intensas atividades sísmicas. Já a atividade vulcânica pode acarretar a formação de ilhas, nos oceanos, ou de montanhas, nos continentes, o que explica porque as áreas de vulcanismos e terremotos coincidem com as bordas das placas tectônicas (falhas geológicas).
Por Mariana Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário