domingo, 11 de maio de 2014

Origem do vulcanismo na Islândia e no Hawaí

   Podemos entender a origem do vulcanismo e das atividades sísmicas nessas duas regiões a partir da Teoria da Tectônica de Placas. De acordo com a teoria, a Litosfera é constituída por uma série de grandes placas que flutuam sobre o manto da Terra. Elas se encontram em constante movimento, o que por vezes, pode ocasionar colisões, afastamentos ou deslizamentos entre si. (Clique para ler mais sobre as Placas Tectônicas)
   Quando uma placa se move em direção à outra, ela pode ser forçada a mergulhar sob essa outra, um fenômeno que é conhecido como subducção. Esse processo pode dar origem às fossas, intensas atividades sísmicas e ilhas vulcânicas, assim como a Islândia e o Hawaí. Assim quando o magma superaquecido dessas regiões ascende, por convecção térmica, das zonas mais profundas e rompe a camada superficial em determinados pontos ocorre o fenômeno natural denominado Vulcanismo, também chamado de hot spots (pontos quentes), nos quais existe intenso vulcanismo.
   O material magmático expelido para a superfície é responsável pela formação do relevo vulcânico. Os materiais oriundos do interior da Terra podem ser encontrados em três estados: sólido, líquido e gasoso. É importante ressaltar que o vulcanismo, juntamente com o tectonismo e os abalos sísmicos, compreende agentes internos modeladores do relevo.

   
       Vulcões distribuídos pelo território da Islândia ()
Por Mariana Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário